21 junho 2007

2º Fim de Semana GENE

por Miguel Sá Pinto (Formador)



A estratégia foi o tema central do 2º fim-de-semana residencial do curso GENE - Geração de Novos Empresários do Algarve. A gestão estratégica passa pela clara definição do que a empresa faz e como faz (missão), para onde vai (visão) e em que valores sustenta o seu negócio. São estes os alicerces da estratégia, que permitirão depois de uma análise detalhada das envolventes (contextuais e transaccionais), dos recursos disponíveis, dos diferentes clientes que pretende atingir (segmentação) e dos diferentes produtos/serviços que pretende oferecer (proposição de valor), fazer escolhas.

De forma a melhor analisar as implicações de cada escolha adoptamos o Balanced Scorecard como ferramenta de análise estratégica, nomeadamente com a construção de Mapas Estratégicos que permitissem uma melhor estruturação das relações de causa-efeito que se estabelecem em função dos objectivos pretendidos.
Sendo consensual que não é possível gerir o que não se pode medir, ficou mais evidente que a sustentabilidade de uma empresa passa não só pelo conhecimento técnico das especificidades de cada negócio, mas também por uma abordagem profissional à gestão que necessita de rigor e de uma monitorização constante para fazer face aos desafios que todos os dias se colocam num mundo em constante mudança.

Sem comentários: